Free songs

FORGOT YOUR DETAILS?

Evolução do Acesso aos Hosts

Introdução

 

O acesso corporativo aos hosts, no Itaú Unibanco, baseava-se em um conjunto heterogêneo de soluções (em termos de arquitetura, aplicativos e/ou versões de softwares instalados) para atender a um universo aproximado de 30.000 (trinta mil) usuários locais e/ou remotos de aplicações residentes nas plataformas IBM Mainframe, iSeries (AS/400) e UNIX / Linux. O acesso a tais hosts era realizado, por usuários internos (colaboradores) e externos (empresas prestadoras de serviços), a partir de mais de 20 diferentes aplicativos e/ou componentes de software para emulação de terminais.

Esta diversidade de soluções dificultava as ações de suporte, manutenção e administração da infraestrutura de TI; acarretando: sobrecarga de trabalho para a equipe de Microinformática; ausência de mecanismos centralizados para controle e monitoração do acesso seguro aos hosts; dependência de aplicativos ou de componentes de software desatualizados e/ou já não mais suportados pelos fornecedores (inibindo, em alguns casos, a simples atualização de versão dos sistemas operacionais das estações de trabalho); entre outros.

No que diz respeito às rotinas para automação de processos, à integração entre aplicações de plataformas distintas ou à modernização de aplicações baseadas em terminais desejava-se contar com uma solução unificada de software a qual oferecesse mecanismos de controle sobre a execução de macros / scripts e a garantia de evolução tecnológica para os sistemas legados.

Tal cenário motivou o Itaú Unibanco a realizar um processo de avaliação de soluções de software capazes de promover a unificação dos emuladores de terminais, o gerenciamento e a evolução do acesso aos hosts. Ao final deste processo, a suite de software OnWeb (da família RUMBA), da Micro Focus, foi selecionada para assumir o papel fundamental neste projeto.

A Solução


O projeto
Unificação e Evolução do Acesso aos Hosts estabeleceu os fundamentos necessários para empreender uma missão muito mais abrangente do que a substituição dos diversos emuladores de terminais utilizados na Administração Central do Itaú Unibanco por uma única solução de software responsável pela garantia de acesso seguro e controlado às aplicações residentes nas plataformas IBM Mainframe, iSeries (AS/400) e UNIX / Linux.

O Micro Focus OnWeb permitiu que o papel dos sistemas legados, a partir do ponto de vista dos negócios, fosse revisto de forma que o potencial inerente aos hosts pudesse ser explorado pelas mais novas tecnologias da informação e que os investimentos já realizados nestas plataformas e aplicações fossem reaproveitados, com eficiência, no atendimento às demandas das áreas de negócios:

  • Padronização no acesso corporativo aos hosts – portal e interfaces de usuário padronizadas para soluções de emulação de terminais web-to-host (Mainframe, AS/400 e UNIX), emulação de sessões de impressão web-to-host (Mainframe e AS/400), emulação de aplicações gráficas (X Windows) e transferência de arquivos (FTP);
  • Padronização no acesso externo aos hosts – portal e interfaces de usuário padronizadas para as soluções de emulação de terminais multi-host (Mainframe e AS/400) através da conversão, em tempo real, das telas para HTML e publicação das páginas via web (estações de trabalho não precisam de emuladores de terminais);
  • Garantia de disponibilidade – mecanismos de contingência (local-start) e de recuperação de desastres para garantir o acesso ininterrupto, dos usuários internos / externos, aos hosts;
  • Publicação de aplicações via web – disponibilização de recursos voltados para a publicação de aplicações baseadas em terminais, via web, com ferramentas para automação de processos de navegação de telas, preenchimento / captura de dados e de customização do “look-and-feel” (Application Modernization);
  • Integração de aplicações – disponibilização dos recursos para a integração de aplicações baseadas em terminais com múltiplas fontes de dados (monitores de transações, bancos de dados, ERPs, CRMs, etc), através de conectores, e ferramentas para criação de processos de negócios reutilizáveis / componentizáveis passíveis de utilização sob a forma de objetos ou web services (composite applications / SOA);
  • Governança – recursos para garantia de conexão segura aos hosts (SSL, SSH, criptografia e tunelamento), autenticação de usuários / grupos, controle de acessos, contabilização / histórico / monitoração de acessos e administração dos servidores.

Sumário Executivo

 

Banco – Substituição de mais de 20 emuladores de terminais por uma única plataforma de software; implementação de mecanismos de governança; controle de licenças e redução do custo total de propriedade de software.

Usuários – Garantia de acesso padronizado, seguro e controlado aos computadores de médio e grande portes, com alta disponibilidade, para os usuários corporativos internos e externos; permitindo que o potencial inerente aos hosts torne-se compatível e seja explorado com as mais novas tecnologias da informação disponíveis no mercado.

Operação – Padronização da interface para acesso aos hosts, com redução na complexidade, tempo médio e quantidade dos chamados de suporte técnico; Recursos aprimorados de segurança (SSL / SSH), contingência e produtividade.

Evolução do Acesso aos Hosts

Screenshots

  • Portal de Acesso aos Hosts

    Exemplo de Tela do Portal de Acesso Corporativo aos Hosts. Interface padrão personalizável para acesso via browser às aplicações residentes nas plataformas IBM Mainframe, AS/400 e UNIX.

  • OnWeb Web-to-Host

    Exemplo de Tela de Emulação de Terminais via OnWeb Web-to-Host (Portal de Acesso Corporativo aos Hosts). Acesso robusto, full-featured, categoria thin-client aos hosts.

  • OnWeb Server

    Exemplo de Tela de Emulação de Terminais via OnWeb Server (Página de Acesso dos Usuários / Empresas Externos aos Hosts). Publicação de aplicações, zero-footprint, na Web.

  • OnWeb Designer

    Exemplo de Tela do ambiente de desenvolvimento do OnWeb Server para integração e publicação de aplicações via Web.

Itaú
TOP